Importanca do fluxo de caixa
Alexandre Costa Quintana1 Valter Saurin2
Resumo Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar se efetivamente a Demonstração do Fluxo de Caixa está sendo utilizada como um instrumento de gestão financeira, pelas sociedades anônimas de capital aberto do Estado do Rio Grande do Sul. Em termos metodológicos, elaborou-se um questionário que procurou atender aos objetivos da pesquisa e foi enviado às sociedades anônimas de capital aberto do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, realizou-se uma análise documental nos demonstrativos contábeis e financeiros dessas sociedades. A partir dos dados dos questionários, foi feita uma análise, pela qual se concluiu que a Demonstração do Fluxo de Caixa está sendo utilizada como um instrumento de gestão financeira por um número reduzido de sociedades anônimas de capital aberto do Estado do Rio Grande do Sul. Concluiu-se, ainda, que tal Demonstração tem sido mais usada como um demonstrativo complementar e que, em alguns momentos, ela traz contribuição para a gestão. Palavras-chave: Demonstração do Fluxo de Caixa. Gestão Financeira. Demonstrações Contábeis.
1 INTRODUÇÃO No início da década de 1980, os órgãos internacionais de regulamentação contábil iniciaram estudos para introduzir a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
1
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Endereço: Rua Chefe Carlos Araújo, 166, Cassino, Rio Grande, RS, CEP 96206-210. E-mail: quintana@vetorial.net. 2 Doutor em Administração de Empresas pela EASP/FGV. Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Endereço: Campus da Trindade – CSE CAD SALA 221, CEP: 80090-970,