importacao e exportacao
JULIANA RUBIA PIANEZER
KERLAINE MARIOT
Trabalho de Auditoria
Ditado:
Essa empresa é do Lucro Real. No caixa consta um item de recibo simples amparando uma despesa de conserto de veículo da empresa. Tenho uma dúvida. Por isso vou procurar dois colegas meus, para juntos fazermos um trabalho sobre aceitação de documentos para fins contábeis e fiscais. Contábeis para fins de aceitação do documentos e fiscais para fins de dedutibilidade de despesa.
Aspectos Contábeis: Ao serviço prestado por Pessoa Física, deverá ser emitido o RPA - Recibo de Pagamento a Autônomo, já em relação a Pessoa Jurídica deverá ser verificado qual natureza de operação se enquadra com o serviço, e o que diz a lei em relação a tributaçãoda mesma. No aspecto contábil a NBC T 2, que trata das Formalidades da Escrituração contábil dá base para que se contabilize recibos. Podemos destacar nas formalidades de escrituração contábil conforme NBC 2.1.1 que a entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico. Referente a forma de ser executada, a NBC 2.1.2 trás as seguintes regras:
a) Em idioma e moeda corrente nacionais;
b) Em forma contábil;
c) Em ordem cronológica de dia, mês e ano;
d) Com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens;
e) Com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos. Já o item 2.1.5 onde trata o que constituem os registros permanentes da entidade no Diário e o Razão, podemos concluir que:
Os registros devem obedecer aos preceitos gerais da escrituração contábil, observadas as peculiaridades da sua função.
No “Diário” serão lançadas, em ordem cronológica, distinguindo um do outro, com clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas,