Import Ncia Do GPS
Trabalho de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Aplicação e importância do GPS na engenharia civil
02 de Junho de 2014.
I. INTRODUÇÃO O avanço da tecnologia e suas utilidades são evidentes em inúmeras áreas e profissões distintas, na engenharia civil não é diferente. Para se fazer um levantamento topográfico de um terreno por exemplo, ou para delimitar divisas eram-se utilizados equipamentos com pouca praticidade e com precisões “baixas”, mas com a tecnologia tudo ficou mais fácil.
II. OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo, citar algumas aplicações e métodos para se fazer um levantamento topográfico com GPS. Também serão apresentados dados para se comparar e analisar a qualidade deste equipamento.
III. DESENVOLVIMENTO
Geoprocessamento
No Geoprocessamento ou Geotecnologia (conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica), refere-se a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de infraestrutura, gestão de recursos naturais, logística, transporte e segurança, comunicação, energia e planejamento urbano e regional.
Dentre as geotecnologias destacam-se a cartografia digital, fotogrametria e sensoriamento remoto, GPS, automação da topografia e geodésia e o sistema de informações geográficas (GIS), incorporando outras áreas do conhecimento para tratar, analisar e apresentar os dados espaciais.
Fotogrametria e sensoriamento remoto
Fotogrametria e sensoriamento remoto é a ciência e tecnologia de se obter informação confiável de imagens, sensores imagiadores e outros, sobre a terra e seu meio ambiente, e outros objetos físicos e processos através da gravação, medição, analise e representação.
Topografia, geodésia e GPS.
1)Conceitos
A topografia tem por finalidade