Import Ncia Das T Cnicas De Negocia O Nas Empresas
Negociação é relacionamento. Saber negociará uma das habilidades mais exigidas da equipe de compras de suprimentos. A negociação não é uma competição em que uma das partes ganha e a outra perde. De acordo com Alto, et. al (2009), negociação é o processo dinâmico por meio do qual duas partes buscam um acordo mutuamente satisfatório, em que cada parte procura obter um grau ótimo de satisfação. As negociações são baseadas em relações assertivas, onde as pessoas se encontram e falam francamente sobre seus interesses, expectativas, vantagens, benefícios, medos, dúvidas, apreensões, pontos mal aclarados, desconfianças etc. É neste ponto que a confiança começa a consolidar-se.
Desta forma, conclui-se que a negociação é o processo de se buscar um acordo e todo acordo é consequência de decisões entre as partes. A grande questão que se coloca é a qualidade da decisão; se ela atende aos interesses das partes envolvidas ou se apenas aos de uma delas. Mais ainda, se estes interesses são ou não atendidos de forma criativa com o encontro de soluções novas, não previstas inicialmente e de qualidade superior.
Sendo assim, é preciso exercer técnicas que ajude o ser humano a se relacionar melhor com outro ser humano e, tendo em vista que a negociação nada mais é que um diálogo entre duas partes que pretendem atingir um objetivo satisfatório faz-se necessário termos essa “formação” que nos ajudam melhor a negociar.
1) O que são as Técnicas de Negociação?
R: Negociação é a arte de alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio da criatividade. Envolve dois lados que tentam chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes, - a clássica solução ganha-ganha.
Para que uma negociação aconteça da forma explicada no parágrafo acima, utilizam-se técnicas de negociação que permitem que os negociadores tenham uma visão sistêmica, que emprega uma visão ampla do seu mercado e daquilo que também está fora