implementação iso 9001:2008
A implementação da norma NBR ISSO 9001:2008 que trata da qualidade assegurada nas empresas de qualquer atividade, seja produtora ou de serviços, segue alguns requisitos que devem ser implantados, acompanhados e avaliadas as eficácias de suas ações.
1) Requisitos gerais
A organização que requerer a certificação na norma ISO 9001:2008 deverá estabelecer, documentar, implementar o sistema de gestão e avaliar a sua eficácia melhorando continuamente seu processo.
Deve-se dessa forma estabelecer os processos necessários, através do projeto inicial que deve conter os impactos de cada fase, como análise de pontos críticos de controle, após isso deve-se determinar a seqüência e interação das fases desse processo através de fluxogramas onde destacamos os pontos chave de controle e amostragem, determinar critérios para esses controles através de normas técnicas e procedimentos operacionais, disponibilizar recursos para esse monitoramento através de equipamentos e instrumentos devidamente calibrados e registrados para esses fins, monitorar o processo através desses recursos, analisar e implementar ações de melhoria contínua por meio de dados estatísticos de resultados obtidos ao longo de um período determinado.
Obs: Se esse processo for terceirizado, a terceirizadora compromete-se a seguir os mesmos requisitos avaliando a terceirizada.
2) Requisitos de documentação
Será gerada uma documentação que evidenciará a implementação bem como a política de qualidade e seus objetivos, um manual da qualidade, procedimentos operacionais e registros documentados.
Os documentos devem ser controlados, para que isso ocorra é necessário que sejam aprovados pelo coordenador ou gestor da qualidade, se revisados devem ser reaprovados, após emitidos devem ser identificados com carimbo de “cópia controlada” e ficarem a disposição para uso interno e restrito da empresa, através de arquivos legíveis para consulta de usuários e responsáveis.
Os