Implementação ISO 20 000
RESUMO
Cada vez mais o mercado Brasileiro exige maior Qualidade, principalmente quando a abordagem é relacionada a TI, que é uma área dinâmica e cada vez mais vital para as empresas. Sabendo que o Brasil sofreu menos nos últimos anos se comparada a outros países. A força de trabalho brasileira, o governo e a indústria se beneficiariam de tais padrões como uma clara e ampla demarcação da qualidade de serviços de TI que cada organização pode fornecer. Sabendo dISO, as organizações estas que, sendo certificadas em ISO 9001, ISO 20.000, ISO 27001 podem ser organizadas de maneira a minimizar os investimentos. Esse artigo foi elaborado com o objetivo de descrever informações relevantes ao processo de certificação NBR ISO/IEC 20.000-1 com base na experiência de uma grande empresa no seguimento de TI. A metodologia adotada é classificada como qualitativa, aonde por via de uma pesquisa documental, foram realizadas críticas sobre o processo de implantação.
Palavras-Chave: Certificação; Gerenciamento de serviços de TI; ISO 20.000.
1 INTRODUÇÃO
A série NBR ISO/IEC 20.000 faz uma distinção entre melhores praticas de processos que independem da forma ou tamanho organizacional ou de nomes da organização ou sua estrutura. Aplica-se tanto ao fornecedor de serviços de serviços de grande porte como ao de pequeno porte, e os requisitos de melhores praticas de processos de serviços não muda de acordo com o formato da organização (ABNT, 2008).
A implementação e integração coordenadas dos processos de gerenciamento de serviços fornecem o controle contínuo, maior eficiência e oportunidade de melhoria contínua, desempenha atividades e processos requer que as pessoas sejam bem organizadas e coordenadas. Ferramentas apropriadas também são necessárias para assegurar que os processos sejam eficazes e eficientes, conforme (ABNT, 2008).
A Associação Brasileira de normas técnicas (ABNT)