IMPLEMENTAÇÃO DO CARATÊ NAS ESCOLAS
De acordo com as pesquisas efetuadas, sabe-se que o karate é uma arte marcial que vai além do dojo, pois ele tem como princípios básicos a concentração, o respeito e a disciplina dos praticantes. Os estilos mais praticados em escolas são o goju ryu e shotokan. Esses estilos podem ser trabalhados de uma forma lúdica, trazendo a filosifia do karate de uma forma mais prazerosa para as crianças. Em sua filosofia o karate traz equilíbrio do corpo e da mente como uma forma de aprimorar caráter, a convivência social e auto confiança. Todos os aspectos citados anteriormente fazem com que a criança que pratica essa arte marcial se desenvolva com essa filosofia no seu cotidiano. Uma vez que a criança conseguiu adotar essa filosofia, terá facilidade em assimilar o karate-do ‘’caminho das mãos vazias’’, que significa a ausência de pensamentos negativos e a arte de lutar com as mãos vazias.
O karate tem uma forma de cumprimento universal denominada OSS, que foi criada na escola naval japonesa. É uma forma de respeito e é uma das mais importantes e antigas dentro do karate.
Características filosóficas do karate:
- Começa e termina com saudação;
- Antes de julgar os demais, procure conhecer a si mesmo;
- O espírito é mais importante que a técnica;
- Evitar o descontrole do equilíbrio mental;
- O karate não deve se restringir ao dojo;
- Não alimentar a ideia de vencer, pense em não ser vencido;
- Adaptar sua atitude conforme for o adversáriorio;
SOBRE O KATA
O kata é a essência do karate, o kata se resume nas técnicas de vários mestres, existindo assim inúmeros tipos de kata. Cada cor de faixa determina o que a pessoa é capaz de praticar no momento. O kata deve ser levado pelo praticante de uma maneira que ele não apenas decore as técnicas , e sim as encorpore.
Existe um’’ lema no karate’’ que seus praticantes seguem: 1 Esforçar para a formação do caráter
2 Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão
3