Implantação do sped nas empresas
IMPACTO NA IMPLANTAÇÃO DO SPED NAS EMPRESAS
I - INTRODUÇÃO
Desde tempos antigos as empresas buscaram manter-se organizadas, buscando sempre conviver com esta preocupação, para que pudessem estar sempre de acordo com as normas a elas estabelecidas e não sofrerem punições oriundas da má administração, ou gestão.
Sabemos que a falta de aptidão das empresas, apesar da preocupação de se manterem organizadas, tem sido algo de grande repercussão, vez que, são poucas as empresas que se conscientiza das obrigações a elas impostas e que buscam estar em acordo com as leis tributarias, fiscais, e isso tem se tornado um grande e grave problema, que ultimamente tem crescido consideravelmente.
Este problema se dá pela busca incessante de crescimento das empresas, na qual, estabelecem apenas o foco de crescimento, e deixam de lado a tão importante gestão da empresa, perdendo assim, parte da sua estrutura, já que a implantação da gestão, as obrigações em relação aos tributos, a contabilidade faz grande diferença nas grandes empresas, desde que sejam implantadas e exercidas de forma certa e contínua.
Para que fossem dirimidas as questões em relação ao problema das empresas que se isentam desses afazeres, foi criado o SPED, uma inovação de grande importância para a regulamentação e/ou gestão das empresas.
O SPED em sentido geral é a transformação de todos os documentos contábeis em um arquivo digital, com a proposta de garantir a validade jurídica dos mesmos na versão digital.
II - OBJETIVOS GERAIS
O SPED - ou Sistema Público de Escrituração Digital, é composto por três elementos ou subprojetos. Sendo eles: SPED contábil, SPED fiscal e nota eletrônica.
Com a introdução desse mecanismo de inovação para as empresas brasileiras, as responsabilidades das empresas com o fisco Federal, Estadual e Municipal será mais bem administrada, já que o objetivo principal desta criação é ser algo que possa estar em permanente evolução, acompanhando o