IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5 S
1 S - SEIRI
Bruno De Paula Madruga
Prof.: Juliano Branco de Moura
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD 0162)
17/11/2012
RESUMO
Este trabalho foi obtido através de pesquisa de Campo, tais como livros e conteúdo que tratam sobre o assunto. O trabalho apresenta a implantação do Programa 5S na empresa COPINET – Correia Pinto, no setor administrativo, que necessitava de organização. O Programa 5S foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. As cinco palavras japonesas que deram origem ao sistema 5S são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Neste trabalho demonstra-se á no que consiste o 1° S e a sua importância para a empresa COPINET.
Palavras-chaves: Seiri. Utilização/Descarte.
1 INTRODUÇÃO
O sistema 5 S, conforme se sabe, surgiu no Japão e, ao longo dos anos, foi sendo adotado por vários países, cada um à sua maneira, adaptando-se o conceito das palavras japonesas à respectiva língua.
O método sob estudo é muito importante para todo tipo de empresa, mas há que se ressaltar que não basta, para a sua efetiva implantação, estudo da teoria dos 5 S, há que haver uma real mudança de hábitos comportamentais dos colaborados, pensamentos, atitudes e etc.
O presente ‘paper’ irá tratar especificamente do 1º S: ‘Seiri’, que na tradução para o português quer dizer sendo de utilização.
2 DESENVOLVIMENTO
O 1º S – Seiri – trata do senso de utilização e tem como conceito: “separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário”.
Esse conceito não é extremamente rígido, sendo, inclusive,