Implantação do 5 S
Buscar promover a disciplina nos locais de prestação de serviço através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho, seguro, produtivo e agradável.
2 Campo de Aplicação:
Esta instrução de trabalho se aplica a todos os setores da empresa “X”.
3. DEFINIÇÕES
5S – Cinco sensos (de utilização, de ordenação/ organização, de limpeza, de saúde e de autodisciplina);
EPI – Equipamento de Proteção Individual;
EPC – Equipamento de Proteção Coletiva;
PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional
PDCA: ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua - Planejar (Plan), Desenvolver (Do), Checar (Check) e Fazer (Act);
QMA – Qualidade e Meio Ambiente;
SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
4. OS CINCO SENSOS DA QUALIDADE
A denominação 5S vem das iniciais das 5 palavras de origem japonesa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Foi adaptado à língua portuguesa na forma de 5 sensos: de utilização (seiri), de ordenação/ organização (seiton), de limpeza (seiso), de saúde (seiketsu) e de autodisciplina (shitsuke).
4.1. Seiri: Senso de Utilização
Também conhecido como senso de seleção, descarte, arrumação. Significa identificar e separar tudo o que é necessário do que é desnecessário no local de trabalho, dando um destino para aquilo que deixou de ser útil para o fim desejado e agrupando os objetos necessários por ordem de importância, inclusive eliminando tarefas desnecessárias. Possibilita melhor organização do local, criação de novos espaços, diminuição da perda de tempo e desperdício de recursos. Para a arrumação do setor devemos: classificar os itens (necessários e desnecessários), verificar a frequência de uso e dar a destinação dos itens.
4.2. Seiton: Senso de Ordenação, Organização, Sistematização.
Significa colocar cada objeto no seu único e exclusivo lugar, disposto de forma correta, agrupando por tipo, cor, e