Implantação de um sistema de produção em uma pequena Estamparia em Ipatinga-MG.
Resumo: Este artigo trata de estabelecer as técnicas de engenharia existente para serem utilizadas e algumas etapas a serem seguidas, na Implantação de um Sistema de Produção em uma Pequena Estamparia, usando ferramentas e métodos já difundidos e várias vezes aplicadas, sendo estes, de fácil acesso bibliográfico e baixo custo. Foram feitos estudos dos tempos, implantação de rotinas, registros básicos, controle de estoque, organização das ferramentas, sempre com o auxilio de planilhas eletrônicas, objetivando chegar ao planejamento, programação e o controle da produção, sempre evidenciando todos os passos a serem seguidos. As ferramentas se mostraram de fácil aplicação e resultaram em grande ganho de competividade para a empresa. Para o maior ganho de organização aplicou-se o
5S, onde se obteve grande economia de espaço, mostrando a necessidade do senso de organização, padronização e higiene. Para se chegar ao resultado pretendido pode-se ver que manter a disciplina se mostrou fundamental e manter também a busca incessante pela melhoria deve-se ser o caminho a ser seguido por outras pequenas empresas.
Palavras Chaves: Planejamento; Programação e Controle da Produção; 5S; Estudo de
Tempos; Pequena Empresa.
1. Introdução
Segundo Corrêa (2006), o processo de planejamento deve ser continuo. Em cada momento, devemos ter a noção da situação presente, a visão de futuro, os objetivos pretendidos (que podem alterar-se ao longo do tempo) e o entendimento de como esses elementos afetam as decisões que se devem tomar no presente.
O principal problema da maioria das pequenas e micro empresas é, de fato, a falta de planejamento, a completa ausência de um sistema de administração, falta registro de informações básicas, como financeiras, de estoques e produção.
Devido às grandes exigências de mercado, técnicas de gerenciamentos e melhoria na qualidade devem ser adotadas até