Implantação de um sistema de informação
Autor: Juliano Thiago Rossi Silva
Instituição:
Tema: Sistema de Informação
Data de inclusão: 14/11/2006
Implantação de SI em uma Farmácia
Três Lagoas – MS
2006
Introdução
É inquestionável o papel central que desempenham hoje as tecnologias de informática, computação e comunicação nas práticas de informação. Isto porque a ciência institucionalizada está assentada em mecanismos de comunicação rápida dos resultados de pesquisa, que por sua vez estão hoje baseados fortemente nas tecnologias de informação.
Devido à complexidade do processo de implantação de Sistemas de Informação, uma única medida de sucesso não é suficiente, devemos cobrir todos os fatores que afetam o sucesso desta atividade. Então, uma combinação de diferentes medidas globais são os únicos meios plausíveis de definir e superar esta dificuldade.
As medidas de sucesso da implantação dependem de um planejamento global da empresa e um método formal e completo de desenvolvimento ou aquisição e implantação do sistema de informação, incluindo comportamentos organizacionais e comportamentais dos envolvidos.
Por que investir em Sistemas de Informação?
Hoje em dia, existe o consenso de que na sociedade pós-industrial, cuja economia assume tendências globais, a informação passou a ser considerada um capital precioso equiparando-se aos recursos de produção, materiais e financeiros. O que tem sido relevante é a mudança fundamental no significado que a informação assume na nova realidade mundial de uma sociedade globalizada: agora a informação não é apenas um recurso, mas o recurso. A aceitação desta idéia a coloca como o recurso-chave de competitividade efetiva, de diferencial de mercado e de lucratividade nesta nova sociedade.
A importância da informação para as organizações é universalmente aceita, constituindo, senão o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento estão diretamente relacionados com o sucesso