implantação de ti
Gibson Barcelos Reggiani (UFES) gibson@reggiani.ind.br
José Roberto Blaschek (PUC
-RJ) blaschek@attglobal.net
Resumo
:
O trabalho apresenta uma metodologia para aplicação da Tecnologia da
Informação (TI) nos processos de uma empr esa de manufatura bebidas, de médio porte.
A metodologia visou suprir a necessidade de um setor que é caracterizado pelo uso de TI mais direcionado para a gestão de processos internos, com aplicações exclusivas em informações transacionais. Não é comum no se tor a aplicação desta tecnologia para obtenção de vantagem competitiva sustentável.
O estudo contempla a forma como foi estabe lecido o alinhamento da TI aos aspectos estratégicos do negócio, abrangendo desde o planeja mento estratégico, descrição dos processos e tecnologias mais adequadas até o modelo de avaliação de impacto na cadeia de valor.
Também são discutidas as variáveis impact adas, as métricas ut ilizadas na avaliação e sua importância no processo decisório.
Palavra-chave:
Planejamento de TI; Tecnologia da
Informação; Estratégia Corporativa.
1.
Introdução
O setor de alimentos e bebidas no Brasil tem sofrido profundas modificações desde o início dos anos 90 com a abertura dos mercados brasileiros para o exterior. Houve uma exposição da produção nacional à concorrência internac ional e uma transferên cia do poder do setor industrial para o de distribui ção, particularmente o comércio varejista, que hoje domina a distribuição de alimentos e bebidas.
Fazendo uso da TI, o segmento de distri buição se apossou do conhecimento sobre o consumo e identificou os níveis crescentes de exigências dos consumidores em termos de qualidade, variedade e preços. A identificação da s novas tendências de consumo passou a orientar as estratégias de incremento de mercado, provo cando uma reestruturação no setor industrial de
forma