Implantação de sistema de custos
São Paulo
2013
PESQUISA: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTOS
Perante as necessidades de dados para controle e decisão, além da avaliação de estoques, é comum empresas adotarem sistemas de custos, acreditando em resultados imediatos.
O sucesso de um sistema de informações depende do pessoal que o alimenta e o faz funcionar. Os dados iniciais sempre dependem de pessoas, e se tais falharem ou ainda não colaborarem, todo o sistema pode dar problemas ou simplesmente não existir. Normalmente, os problemas mais graves residem na qualificação e competência do pessoal envolvido nas fases iniciais do processamento (alimentação de dados);as primeiras informações nascem de diversos apontamentos na produção, em que o nível médio de escolaridade e o grau de interesse por serviços burocráticos podem ser relativamente baixos. Esse nível de educação insuficiente do pessoal que inicia o processo é, em muitos casos, o grande responsável pelos insucessos de Sistemas de Custos.
Portanto, na implantação de qualquer Sistema é obrigatório que se leve em consideração esse fato. É necessário que se comece com rotinas e formulários simples e com números que no início sejam fáceis de obter. O treinamento é obrigatório no sentido de se conseguir gradualmente a melhoria da qualidade das informações levantadas.
SISTEMAS DE CUSTOS – QUANTIFICAÇÕES FÍSICAS
Uma necessidade básica para uma boa contabilidade de custos é a existência de quantificações físicas para todos os valores monetários. De pouco vai adiantar saber que o consumo de tinta, por exemplo, passou de R$700.000,00 para R$900.00,00 se não existirem paralelamente informações sobre volume físico consumido e produção realizada.
Uma das grandes utilidades dos sistemas de custos é exatamente a sistematização criada para o registro de volumes físicos consumidos e fabricados; a Contabilidade
Financeira costuma trabalhar com valores monetários, mas a de custos, apesar de