Implantação de responsabilidade social empresarial
A implantação de um programa de responsabilidade social empresarial não acontece por decreto, portaria, como também pela realização de grandes eventos ou campanhas publicitárias. A implantação destes programas significa uma mudança de mentalidade ou cultura, fazendo com que todos os envolvidos na rede de relacionamentos da empresa acreditem na ética como a única maneira de realizar negócios e atingir seus resultados, de forma sustentável.
Este processo só irá ocorrer à médio prazo em algumas empresas, em outras à longo prazo. Mas, todo processo deve começar por uma ação ou conjunto de ações que irão abrir as portas para esta mudança.
Deve-se utilizar além da intranet e de informativos, palestras, grupos de estudo, fóruns de discussão e workshops. Estas atividades ajudam a empresa no estabelecimento de uma linguagem comum ou seja que a empresa tenha clareza dos conceitos de responsabilidade social empresarial corretos, independente do cargo, da escolaridade ou da área que pertencem.
A linguagem, os exemplos, os atrativos e as situações também devem ser desenhadas de acordo com a característica de cada público-alvo. Por exemplo, quando pensamos no público interno podemos estabelecer grandes especificidades entre acionistas, diretores, gestores e colaboradores em geral.
Reconhecer alguns limites também é um fator importante, como tempo, recursos financeiros, dificuldade em atrair alguns públicos (ex: fornecedores), pois, assim, as estratégias serão concebidas e fortalecidas a partir destas variáveis.
O mais importante é que percebamos a importância desta atividade, como também que a sensibilização não deve ser realizada apenas no momento inicial do programa de responsabilidade social empresarial, mas, sempre que necessário. Assim, o processo de implantação de responsabilidade social não terá