Implantação de pastagem
Nos cerrados 80% dos 50 milhões apresentam sinais de degradação (Kichel et al. 1997)
manejo adequado, adaptação da espécie semeada ao meio; ↑ fertilidade do solo; compatibilidade entre espécies associadas;
1
I – Fracassos na implantação de pastagens
pastagem – 2º plano; preparo inadequado do solo; ↓ qualidade da semente; clima – variação; espécie forrageira; falta de umidade; cobertura insuficiente da semente; falta de inoculação; ataque de pragas e doenças; competição com a cultura acompanhante; competição com plantas invasoras.
2
II – Pontos a considerar antes de formar uma pastagem
1. Escolha das espécies espécies adaptadas às condições locais; ↑ produção de MS; utilização em consórcio boa qualidade; produção tolerância ao pastejo; pragas e doenças; facilidade de propagação e estabelecimento; capacidade de produção de sementes. 2. Métodos de formação de pastagens Segundo a intensidade de preparo do solo ⇒ 3 métodos: a) Formação de pastagens melhoradas com preparo total do solo. b) Formação ou recuperação de pastagens com preparo parcial do solo. c) Formação ou recuperação de pastagens sem preparo do solo.
3
Quando cada método desse é empregado
Método a ⇒ substituir toda a vegetação nativa. Método b ⇒ formação de pastagens em áreas não total// mecanizáveis ou que apresentem risco de erosão; introdução de leguminosas em áreas já existentes de gramíneas; melhoramento de pastagens nativas pela introdução de forrageiras exóticas. Método c ⇒ semeadura é feita em superfície.
Qual método utilizar
Determinado por aspectos como: 1 - possibilidade de mecanização da área; 2 - tipo de vegetação existente; 3 - características das espécies q estão sendo introduzidas; 4 - possibilidade e interesse de usar consorciação com outras culturas; 5 – fatores de ordem econômica.
4
3. Estabelecimento de pastagens – Etapas a. Germinação e emergência b. Estabelecimento da plântula c. Consolidação
Whiteman (1980)
Fatores que afetam a