Implantação de melhorias sanitárias no município de vitória-es
Marcos Batista de Resende
Engenheiro Civil. Pós Graduado em Engenharia de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Chefe do Serviço de Engenharia de Saúde Pública da Coordenação da FUNASA – ES.
Endereço: Rua Rua Moacyr Strauch nº 85, – Bairro Praia do Canto – Vitória – ES – CEP: 29055-630 – Brasil – Tel: (27) 3335 8251/8818 5391 – e-mail: marcos.resende@funasa.gov.br
Os serviços de saneamento básico são essenciais para manutenção da saúde da população, assim como a equidade em sua implantação tem a finalidade de derrubar as desigualdades existentes quanto à oferta dos serviços. Com esse intuito e amparados pela FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, a Prefeitura Municipal de Vitória participa do Projeto de Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares nas áreas periféricas da cidade, inovando a construção dos módulos sanitários através da utilização do material em PVC em sua confecção.
PALAVRAS-CHAVE: Melhorias Sanitárias Domiciliares; Módulos Sanitários; PVC; Saneamento.
INTRODUÇÃO
O modelo de implantação de serviços de saneamento adotado no país nas últimas quatro décadas se caracteriza por oferta desigual e exclusão de classes, predominando o beneficiamento de áreas economicamente favorecidas quando se trata da prestação de serviços básicos de infra-estrutura urbana. Destaca-se ainda que, as populações que se encontram em áreas periféricas, ocupadas desordenadamente e sem planejamento, também sofrem com a falta desses serviços públicos.
A situação sanitária dos países da América Latina, inclusive a do Brasil, encontra-se em estado de precariedade. O Censo Demográfico (IBGE, 2000) revela dos 45,5 milhões de domicílios urbanos e rurais existentes no Brasil no ano de 2000, aproximadamente 7,5 milhões de domicílios (16,75%) não contam com banheiros em sua estrutura, sendo que 76,7% tem acesso à rede pública de abastecimento de água, e apenas