Implantação de ecr
Em reportagem da revista Exame (21/Abril/99), o artigo entitulado Ligação direta chamou a atenção para mais um caso de empresa inovando com uma estratégia baseada em tempo e flexibilidade. O artigo retrata os ganhos da Gessy Lever com a implantação do ECR, sigla para efficient consumer response, ou resposta eficiente ao consumidor. A base do ECR é a informação. Se por um lado a Gessy envia para seus clientes produtos, por outro, através de um sistema de transmissão de dados, a Gessy é informada constantemente sobre os estoques de seus clientes podendo reabastecê-los sempre que for necessário. O sinal de reabastecimento é disparado quando o estoque do varejo baixa até um determinado nível. Esta informação é transmitida em tempo real para o fabricante e chega até as linhas de produção, o que permite à fábrica produzir somente o necessário. O ECR tem o foco constante no provimento de um melhor valor ao consumidor: melhor produto, melhor qualidade, maior variedade, melhor serviço de suprimento e melhor conveniência com menos custo através da cadeia. No ECR ocorrem mudanças radicais nos conceitos de abastecimento:
• alta freqüência de abastecimento;
• a negociação passa a ser muito mais estratégica com enfoque no abastecimento estratégico;
• as estratégias deixam de ser isoladas e passam a ser conjuntas entre clientes e fornecedores;
• muda o conceito de empurrar estoques para o de puxar estoques;
• a troca de dados se dá via meio eletrônico;
• as empresas deixam de vender ao varejo e passam a vender através do varejo.
Para que possamos entender melhor o fluxo do ECR vamos acompanhar como se dá este processo entre a Gessy Lever e o supermercado Pão de Açúcar:
Figura 1: O fluxo do ECR entre a Gessy Lever e o Pão de Açúcar. Os resultados obtidos para o Pão de Açúcar foram os seguintes:
•