implantação da republica
Entre 1890 e 1910 a monarquia Portuguesa passou por um período de grandes dificuldades tais como o ultimato Inglês, grave crise económica, financeira e política.
Estes acontecimentos, estas dificuldades, foram aproveitados pelo Partido Republicano para tentar instaurar um novo regime em Portugal, vamos ver o que aconteceu...
Causas da queda da monarquia
Nos finais do século XI existia uma grande crise económica, política e social.
No tempo da monarquia, o país estava em crise, o povo estava descontente com os preços dos produtos comerciais, fábricas a ir á falência, empresas a ir á falência, bem, Portugal estava a atravessar uma fase difícil e com muitas dívidas. Por isso teve que pedir dinheiro emprestado ao estrangeiro. Para pagar os juros, o rei aumentou ainda mais os impostos.
Os ingleses estavam com o comércio muito avançado e produzido, enquanto Portugal estava numa crise económica, e o Ultimato Inglês em 1890 veio piorar a situação de Portugal…
A família real vinha de uma viagem de Vila Viçosa.
No dia 1 de Fevereiro de 1908,o rei D. Carlos e o seu filho D. Luís Filipe foram assassinados no Terreiro de Paço. Os autores do crime foram Costa e Buiça. O sucessor do trono seria D. Manuel que tinha ficado sozinho nas mãos do seu governo embora fosse muito inexperiente.
Era o regicídio.
Implantação da república
A implantação da república foi iniciada no dia 5 de Outubro de 1910, devido a incapacidade do rei D. Manuel governar o reino.
O reino, até aos seus dias, tinha estado sob o domínio monarca.
No regime da monarquia o filho mais velho sucedia ao trono e quando esse morria sucedia-lhe o filho mais novo.
Com a implantação da república o governo já não tinha rei, mas sim um presidente.
O primeiro presidente de Portugal foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do “governo provisório” até às eleições onde D. Manuel de Arriaga foi eleito Presidente de Portugal.
A Bandeira Portuguesa
No