Implantaçoes
Constança Rigueiro Departamento de Engenharia Civil Ano lectivo 2008/09
1
Mecânica I
3. EQUILÍBRIO Princípio da transmissibilidade – o estado de equilíbrio de um corpo (corpo rígido) não se altera se uma força, actuando num determinado ponto desse corpo, for deslocada segundo a sua linha de acção. Princípio da acção e da reacção – (3ª lei de Newton) um corpo que exerce sobre o outro uma acção recebe deste uma reacção com a mesma intensidade e direcção mas de sentido oposto. Princípio do equilíbrio – (1ª lei de Newton, é uma extensão do Princípio de Inércia de Galileu), um sistema de forças encontra-se em equilíbrio se, quando aplicado a um corpo, não modifica o seu estado de repouso ou de movimento.
2
Mecânica I
3. EQUILÍBRIO Princípio do corte – qualquer parte de um corpo sujeito a um sistema de forças em equilíbrio encontra-se também sujeita a um sistema de forças em equilíbrio embora distinto do anterior. Conceito de binário – Duas forças F e –F, com a mesma intensidade, linhas de acção paralelas e sentidos opostos formam um binário.
3
Mecânica I
3. EQUILÍBRIO CONCEITO DE BINÁRIO Fazendo momentos relativamente à origem:
y B -F
rA ∧ F + rB ∧ (-F) = = (rA - rB ) ∧ F
Como:
d r rB
A α F
M
r = rA − rB z rA O x 4
Mecânica I
3. EQUILÍBRIO CONCEITO DE BINÁRIO
M
M =r ∧F
y B -F
d r rB
A α F
é o vector momento do binário
Como:
M
d = r ⋅ sin α ⇒ M = r ⋅ sin α ⋅ F ∴ M = F ⋅d d – braço do binário
rA O x 5
z
Mecânica I
3. EQUILÍBRIO
Notar que r é independente da origem escolhida, pelo que M é um vector livre (pode-se considerar-se aplicado a qualquer ponto). movimento de rotação ao seu plano. O conceito de binário permite enfatizar o aspecto que todo o momento é um vector livre e pode ser substituído por um “par” de forças.
Fisicamente M representa a capacidade do binário imprimir um
6
Mecânica I
3. EQUILÍBRIO