impertigo
Slide 2 - Infecção bacteriana que atinge a camada superficial da pele. É uma patologia de prevalência em crianças. O contagio se da por contato direto por lesões cutâneas pré-existentes no local, e por meio de objetos e roupas usados pelo individuo infectado.
Slide 3 - São responsáveis pela manifestação da patologia, porem as manifestações cutâneas variam de acordo com o agente etiológico.
Streptococcus epidermidis – Responsável pelo Impetigo Comum.
Staphylococcus aureus – Responsável pelo Impetigo Bolhoso.
Slide 4 – Formas de Manifestação:
Impetigo Bolhoso – Apresenta-se como bolhas grandes de parede muito fina, quando as mesmas se rompem a região afetada apresenta sinais flogísticos (Inflamatórios), com aspecto úmido, podendo apresentar pus.
Impetigo Comum - Apresenta-se como espinhas purulentas, evoluindo para crostas.
Slide 5 – Diagnostico:
Visualizações das lesões – A fim de identificar o tipo de manifestação da patologia.
Exames laboratoriais – A fim de descobrir ou descartar um agravo na infecção, por meio de contagem de Leucócitos, dentre outras células de defesa do organismo.
Biópsia – A fim de identificar os agentes etiológicos, para adequação e prescrição de determinado antibiótico.
Slide 6 – Tratamento:
Antibioticoterapia – VO – Administração de antibióticos por via oral (o tipo de antibiótico varia de acordo com o agente).
Medicações Sistêmicas – Pomadas. Ex: Sulfato de Neomicina (Nebacetin).
Slide 7 – Complicações:
Febre Reumática - A febre reumática é considerada uma complicação tardia de uma infecção por uma bactéria chamada de Streptococco.
Varicela - A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster. Esse vírus pode causar vários tipos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabelecido), latente (sem manifestação clínica) e reativação.
Glomerolunefrite - Glomerulonefrite é uma inflamação do glomérulo,