Impermeabilização
O homem vem evoluindo as técnicas construtivas ao longo dos tempos, visando sempre atender suas necessidades e desejos.
E desde os primórdios da construção, um inimigo constante tem sido a água, seja na fase de construção ou durante toda sua vida útil da edificação.
Mesmo dispondo de todos os recursos e técnicas para combater a ação deletéria da água, muitos construtores negligenciam tais técnicas.
Esta negligencia tem levado parte destas construções a apresentar problemas nos quesitos de durabilidade, conforto e segurança.
Assim, perdem todos os envolvidos na cadeia da construção, do fabricante de produtos que tem dificuldades em convencer a real necessidade de impermeabilizar, ao cliente que passa a conviver com um problema crônico, passando pelo construtor que perde credibilidade ao entregar um imóvel com defeito.
A imagem de uma empresa que convive com tais problemas com certeza é de grande descrédito e revolta.
O desempenho de uma construção está diretamente ligado à longevidade da mesma, e a umidade indesejada presente nestas construções é um dos elementos que podem gerar patologias capazes de reduzir a vida útil ou prejudicar o conforto dos usuários. Nas edificações os defeitos mais comuns decorrentes da penetração de água sob a forma líquida ou vapor, podem variar de bolhas e manchas nas paredes até problemas de ordem estrutural, comprometendo a segurança e a estabilidade das construções e até a saúde das pessoas.
2. OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivos:
• Contribuir com informações que levem ao entendimento das patologias ocasionadas pela umidade nas edificações, de modo a evitá-las e, não sendo possível, ser uma base para buscar uma forma de saná-las.
• Mostrar as origens da umidade nas edificações e a natureza dos problemas ocasionados;
• Mostrar e explanar as principais patologias;
3. ORIGEM DA UMIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
De maneira geral, na maioria das construções usa-se água potável, ou seja, livre de