Impermeabilizantes
O Problema da umidade em habitações é cada vez mais freqüente em nossos dias, surge a importância de preservar a edificação contra as intempéries da natureza, exemplo: Vento, Sol e Chuva, e descobrir um sistema ideal de proteção (Impermeabilização) para proteger e ampliar a vida útil da construção. Tem-se verificado com freqüência que a impermeabilização não analisada com a devida importância por parte dos engenheiros, construtores, arquitetos, projetistas e impermeabilizadores, tendo como conseqüência infiltração de água num primeiro instante, seguido de uma serie de conseqüências patológicas como corrosão de armaduras, eflorescência, degradação do concreto e argamassa, empolamento e bolhas em tintas, curtos circuitos, etc., gera altos custos de manutenção e recuperação. A água em seu estado natural ou gasoso é o maior inimigo da obra (edificação), pois em contato com sua estrutura desprotegida consegue penetrar até chegar as ferragens, causando oxidação das armações estruturais e comprometendo toda a construção.A impermeabilização não é só apenas aplicar produtos químicos, visa obter 100% de estanqueidade.
1. A IMPERMEABILIZAÇÃO
A impermeabilização é um sistema responsável por selar, colmatar ou vedar os materiais porosos e suas falhas, sejam elas motivadas por momentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução.
O sistema de impermeabilização propicia conforto aos usuários finais de qualquer construção, seja ela comercial, industrial ou residencial.É uma etapa da construção civil muito importante, mas que muitas vezes é deixada de lado por motivos de contenção de gastos e desinformação, resultando na umidade e no aparecimento de patologias de impermeabilização resultando em ambientes insalubres e com aspecto desagradável, apresentando manchas, bolores, oxidação das armaduras, entre outros.
A impermeabilização muitas vezes não é tratada com a devida importância nas construções ou, até mesmo, não é utilizada pelo