Impermeabilizantes
1 – CONTEXTUALIZAÇÃO
A impermeabilização é um dos pontos mais críticos de uma obra de edificações. Ela ocupa um espaço importante na medida em que influi e altera uma estrutura, um gabarito de obra, um projeto elétrico e hidráulico, ou seja, interfere em todas as fases da obra. O projeto de impermeabilização deverá ser desenvolvido conjuntamente com o com o projeto geral e os projetos setoriais de modo a serem previstas as correspondentes especificações em termos de dimensões, e cargas.
Atualmente, inúmeros produtos são criados especialmente para evitar a ação indesejada da água. Com esse auxílio, a impermeabilização representa uma pequena fração do custo e do volume de uma obra, porém, se o serviço não for executado no momento exato, a correção dos problemas se torna um pesadelo para construtores e, principalmente, para os futuros usuários (MARQUES, R.2005).
2 – JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido por ser relevante dentro da construção civil, além de dialogar com as disciplinas estudadas. A impermeabilização evita problemas de umidade, tornando os ambientes insalubres e com aspecto desagradável, além de reduzir, consequentemente, os gastos durante praticamente toda a vida útil da edificação (MELLO, L. 2005).
3 – OBJETIVO
Definir os principais materiais impermeabilizantes, bem como as suas principais propriedades, mostrando de uma forma geral, o conceito de vedação na construção civil.
4 - REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com a VEDACIT (2005), a umidade sempre foi uma preocupação para o homem desde o tempo em que habitava as cavernas. O homem primitivo passou a se refugiar em cavernas para proteger das chuvas, animais e o frio. Percebeu que a umidade ascendia do solo e penetrava pelas paredes, o que tornava a vida dentro delas insalubre.
Com tudo isso, o homem aprimorou seus métodos construtivos isolando a sua habitação. A água, o calor e a abrasão foram e serão os mais ponderáveis fatores de desgaste