imperislismo
881 palavras
4 páginas
Imperialismo1. Os grandes monopólios criados com a união de banqueiros e industriais caracterizavam o capitalismo da fase financeira.As atividades produtivas e comerciais estavam submetidas as instituições financeira em razão de empréstimos e financiamentos,ou ainda do controle acionário.Essas uniões de grupos poderosos estimulavam o surgimento de grandes conglomerados econômicos que utilizavam toda a estrutura política para conquistar e explorar áreas coloniais.Esse fato originou rivalidades entre as potências pela divisão de mercados,um dos grandes fatores que levaram á primeira Guerra Mundial,em 1914.
2. A expansão imperialista do século XIX foi um novo passo no processo de mundialização da ordem capitalista,depois das cruzadas,da expansão ultramarina,da colonização,etc.As populações africanas e asiáticas foram tragadas e incorporadas a uma ordem essencialmente européia.
3. As colônias de povoamento correspondem àquelas que se desenvolveram nas áreas temperadas da América, melhor exemplificadas com as colônias inglesas da América do Norte, especialmente a Nova Inglaterra. Essas, apresentam as seguintes características:
• Povoamento por grupos familiares de refugiados religiosos (puritanos); por essa razão, permanente, onde o ideal de fixação estava associado ao desejo de prosperidade e desenvolvimento, tentando reproduzir na América a forma de vida que possuíam na Europa.
• Ideal de acumulação vinculado à valorização do trabalho, à poupança e à capitalização.
• Investimento na própria colônia dos lucros gerados pela produção local, convergindo para a metrópole apenas os tributos.
• A produção colonial atendia à satisfação das necessidades internas e se organizava em pequenas propriedades, com grande utilização do trabalho livre e familiar.
• Criação de um mercado interno.
• Valorização da educação, da instrução e da mulher.
• Consciência da autonomia e desenvolvimento precoce do ideal de emancipação.
As colônias de exploração,