Imperio bizantino
O Império Bizantino (ou Bizâncio) foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e a Idade Media, centrado na sua capital, Constantinopla. Conhecido simplesmente como Império Romano ou Romania por seus habitantes e vizinhos, o império foi a continuação direta do antigo Estado Romano. É hoje distinguido da Roma Antiga na medida em que o império era orientado pela cultura grega, caracterizado por uma igreja cristã do Estado, e predominância da língua grega em contraste a língua latina.
Nao é possivel atribuir uma data de separação ao Imperio Bizantino e ao Imperio Romano,por ser uma convenção moderna.Um fato importante é a transferencia da capital em 324 d.C por Contantino I, da Nicomedia,na Anatolia, para Bizâncio no Bósforo, que tornou-se Constantinopla, "Cidade de Constantino" ou “Nova Roma”.
Em 395 d.C,com a morte do Imperador Tedosio I o Imperio Romano foi dividido,sendo assim tornou-se completamente separado do Ocidente.A partir do seculo IV o imperio passou a existir por mais mil anos ate 1453 .Durante a maior parte de sua existência, manteve-se como a mais poderosa força militar, econômica e cultural da Europa, apesar de contratempos e perdas territoriais, especialmente durante as guerras contra os Persas e Arabes.
Durante a dinastia macedonica o imperio se recuperou e ganhou forças,tornou-se um poder proeminente no Mediterranio Oriental no seculo X,rivalizando com o Califado Fatimida.Muito do coração do imperio (Asia Menor) a partir de 1071 foi perdido para os turcos .No final do seculo XII o imperio caiu novamente com o fim da dinastia Comnena e a morte de Andrônico I Comneno.
O império recebeu um golpe fatal em 1204 no contexto da Quarta Cruzada, quando foi dissolvido e dividido em reinos latinos e gregos concorrentes.
Apesar da eventual reconquista de Constantinopla e do restabelecimento do império em 1261, sob os imperadores paleologos, Bizâncio manteve-se diante de diversos estados vizinhos rivais por mais