Imperialismo
VERBO DIVINO
A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS
RITA VALENTE GARCIA
INTRODUÇÃO IMPERIALISMO EM AVATAR
O filme Avatar tem seu destaque graças a uma grande revolução tecnológica da computação gráfica. Realmente a tecnologia impressiona, mas, no filme, outro grande aspeto que chama a atenção é o fundamento histórico .
O filme é passado no futuro, onde a ânsia de poder e riqueza, leva o ser humano a colonizar outros planetas, a fim de extrair minérios valiosos.
Foi o imperialismo de alguns países e sua sede de riquezas que destruiu, quase que completamente, tanto a natureza quanto os nativos do novo mundo.
Podemos achar que a visão etnocêntrica que subsidia a aculturação de civilizações, é coisa do tempo das grandes descobertas, porém, infelizmente isso não é a realidade. Hoje em dia, assim como no passado, as atividades imperialistas, muitas vezes, destruindo tanto os povos quanto suas terras, são práticas corriqueiras das grandes potencias. Um exemplo clássico: quando a nave americana vinda do “mundo civilizado” pousou no planeta Iraque, onde moravam, na versão americana, perigosos alienígenas sem cultura, que mantinham armas de destruição em massa e por isso precisavam ser detidos.
Tal como no Iraque, a destruição foi imensa em Avatar, tanto do meio ambiente quanto do bem jurídico mais importante: a vida .
Assim podemos concluir que o filme Avatar está relacionado com o imperialismo, uma vez que presenciamos métodos de dominação característicos deste processo. Logo de inicio, verificamos a dominação cultural, quando são mandadas duas pessoas para Avatar, como objetivo de entender seu modo de vida, descobrir seus segredos e riquezas. Por outro lado, a dominação política, pois um dos enviados, passa a ter interferência nesta área. Para terminar, a dominação militar, quando o líder militante ordena a invasão no mundo Avatar, não tendo em conta perdas de vidas e destruição.
É correto afirmar-se que foram as inovações tecnológicas