imperialismo e o neocolonialismo ,nacionalismo e desenvolvimento tecnologico
DIREITO
CLEUSA RODRIGUES DE LIMA
RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDADE
IVAIPORÃ/PR
2013
Introdução
O trabalho a ser descrito terá como enfoque uma análise do capítulo didático Renascimento cultural e urbano na modernidade, onde se apresentará questões relacionadas à linha de análise do autor de forma a averiguar a importância de se estar trabalhando com este capítulo com os alunos em sala de aula.
O mesmo tem como objetivo relacionar o conteúdo abordado com a prática pedagógica, sendo ela realizada através de um texto na qual irá subsidiar em análise o tema já citado, de forma a atingir os objetivos propostos.
Desenvolvimento
Em linhas gerais o trabalho focado com o tema relacionado ao renascimento pode ser defendido com as ideias de vários autores, dentre tantos pode se destacar Maria Lúcia de Arruda Aranha e através da obra de Antônio Pedro Tota juntamente com Pedro Ivo de Assis Bastos.
Ao se analisar a obra de Aranha, pode se perceber que a mesma é breve e ao se tratar do assunto ela aborda temas relacionados ao humanismo, reforma e contra-reforma. A mesma apresenta o assunto de forma clara e fácil de ser compreendido tanto pelo professor quanto pelo aluno.
Segundo a autora o renascimento é desencadeado de um movimento chamado humanismo, que visa à procura da imagem do homem e da cultura. Durante esse período se considerava a idade média como idade das trevas ou a grande noite de mil anos.
Esse tema também trata das artes em geral, tais como pintura arquitetura, escultura e literatura, onde ambas são intensas e persistem nos assuntos religiosos com uma visão humanista com temas tipicamente burguesas.
Quando ela fala de reforma e contra-reforma ela trata da inovação do renascimento, onde se manifestam na religião criticando a autoridade da igreja ser centrada no poder papal.