imperialismo norte americano
O uso do termo é controverso, uma vez que há estudiosos que defendem que não existe uma prática imperialista por parte dos Estados Unidos. Outros afirmam que tal prática existe, mas de forma benevolente,enquanto há aqueles que afirmam que essa prática não só existe como causa grandes danos aos países dominados.
Algumas doutrinas propostas pelo governo norte-americano desde a fundação do país, tais como o Destino Manifesto , a Doutrina Monroe e o Corolário Roosevelt, o Big Stick e a Doutrina de segurança nacional, além de eventos como a Conquista do Oeste, a Guerra Mexicano-Americana.
O termo "imperialismo" foi primeiramente utilizado no contexto das Guerras Napoleônicas para descrever a política expansionista do então Imperador francês. Mais tarde, o termo foi empregado em relação à política externa do Império Britânico, antes de ser difundido para descrever o colonialismo das potências mundiais na metade do século XVIII.
Gravura alusiva ao imperialismo americano.
A utilização do termo com relação aos Estados Unidos ganhou ampla aceitação graças ao trabalho da Liga Americana Anti-Imperialismo (em inglês: American Anti-Imperialist League), fundada em 1898 por um grupo de intelectuais estadunideses com o intuito de