Imperador Cristão: aspectos das culturas populares em Goiás
IMPERADOR CRISTÃO:
- aspectos da cultura popular em Goiás -
FÁTIMA PARAGUASSÚ
IMPERADOR CRISTÃO:
- aspectos da cultura popular em Goiás -
Goiânia – GO
Kelps, 2011
ALBERTO DA PAZ
IDENTIDADE, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA.
“Gosto de ser poeta, gosto de ser do povo”.
Aparecida Teixeira de Fátima Paraguassú
Concurso Bolsa de Publicações Regina Lacerda
Comissão Goiana de Folclore – UNESCO
Secretaria Municipal de Cultura - Goiânia
Agradecimentos
.
Aos nossos ―Mestres‖, que mesclam o real e o imaginário, difundem saberes e práticas culturais vividas ao longo de sua existência, e nunca buscam o reconhecimento individual;
Aos que fazem uma homogeneidade entre danças, músicas folclóricas, festas populares e as lutas comuns da vida rural e urbana, tornando-se um meio de não continuarmos escrevendo cultura entre aspas.
Aos folcloristas, artistas, e todos (as) que fazem da vida uma obra de arte, agradecemos a continuidade.
INTRODUÇÃO
A idéia do presente trabalho surgiu da necessidade de registrar fatos da vida de Alberto da Paz. Seu dia - a - dia, com seus causos acumulativos, suas lendas, seu jeito de viver, seus hábitos e costumes e principalmente com seus bens intangíveis, nos faz acondicionar em nossos corações, o amor pela arte. É uma síntese histórica, fundamentalmente ligada ao cotidiano de um grande artista. Fatos coletados ao longo de sua vida; uma trajetória que cruza no espaço e no tempo. Experiências vividas por ele, sua linhagem, saberes, costumes, fatos, fotos empoeiradas e guardadas no fundo de suas gavetas: sua memória.
Trago à tona uma vida dedicada à arte. Expresso aqui minha admiração a um homem, cujo itinerário pessoal, se inscreve dentro da trajetória do povo Santa-cruzense.
Nome artístico ―Ás de Ouro‖, Inspetor da Guarda Civil, violeiro e