Impalntaçao ERP ( bettanin)
489 palavras
2 páginas
Atividade Aplicada 05Andréia Ferreira de Oliveira
Caso Bettanin de implementação de ERP
O Grupo Industrial Bettanin implementou em 2010 o SAP ERP All-in-one, após 12 meses de trabalho em 9 empresas. A Bettanin, empresa sediada em Esteio com faturamento de R$ 700 milhões em 2010, aproveitou seu projeto de implementação de ERP para fazer uma revolução na sua área de TI.
Além de integrar os bancos de dados e sistemas de gestão de todas as empresas diferentes – o go live conjunto foi em setembro de 2010 – o grupo de produtos de consumo gaúcho também refez a infra de tecnologia. Foram trocadas 80% das estações de trabalho, cerca de 500 máquinas, além de todo o cabeamento do chão de fábrica.
A empresa também construiu um novo datacenter, baseado em tecnologias de virtualização da
Microsoft. Além do SAP ERP e da implementadora ITS Group, foram contratados a solução fiscal Synchro com a empresa Gesif, sistemas da Softway e da Becomex para comércio exterior, além dos sistemas Injet da Map Cardoso e Mercanet da Cia 4 que já se encontravam em uso. O GMC foi uma das partes direcionadoras do projeto de implantação do ERP SAP no Grupo Bettanin em 2010, responsabilizando-se por todo o Gerenciamento da Mudança nas empresas do grupo espalhadas nos estados do RS, SP e PE.
A adoção de uma nova solução de gestão corporativa permitiu ao Grupo Bettanin promover um alinhamento organizacional, rever processos e estabelecer maiores níveis de governança e consolidação das empresas do grupo.
O benefício do novo ERP foi a flexibilidade do SAP, pois cada empresa mantém o seu modelo de produção, porem os dados e os demais processos de negócios estão integrados. O sistema simplificou os complexos processos do Grupo Bettanin, que possui sede no Rio Grande do Sul, mas distribui seus produtos e realiza negócios em todo o território nacional e em mais de 70 países ao redor do mundo. Além disso, com o novo sistema a Bettanin consegui reduzir o fechamento da contabilidade em cinco dias e