impaiment
Imparirment: Palavra inglesa utilizada para explicar a redução do valor recuperável de um bem ativo. O Impairment na prática é a mensuração dos ativos que geram benefícios presentes e futuros. É o instrumento utilizado para adequar o ativo a sua real capacidade de retorno econômico.
O Impairment é aplicado em ativos fixos (ativo imobilizado), ativos de vida útil indefinida, ativos disponíveis para venda, investimentos em operações
Os ativos intangíveis com vida útil definida, embora sejam objetos de amortização periódica em resultado para o reconhecimento de sua realização contábil, estão sujeitos, como todo e qualquer ativo , á avaliação do seu valor de recuperação . Não havendo como se manter um ativo registrado por um valor que exceda sua substância econômica.
Conforme o§3° do art. 183 da lei 6.404\76 determina que a companhia deverá efetuar, periodicamente , análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e intangível, a fim de que sejam registradas as perdas de valor de capital aplicado quando houver decisão de interromper os empreendimentos ou atividades as que se destinavam ou quando comprovado que não poderão produzir resultados suficientes para recuperação desse valor, ou seja, obriga a ser feito para todos os ativos, sem exceção alguma.
O pronunciamento técnico CPC 01 (R1)- Redução ao valor recuperável de Ativos, aprovado pela Deliberação CMV 639/10 e tornando obrigatório pela resolução CFC n° 1.292/10 para os profissionais de contabilidade das entidades não sujeitas a alguma regulação contábil, determina que, se os ativos estiverem avaliados por valor recuperável por meio de uso ou da venda, a entidade deverá reduzir esses ativos ao seu valor recuperável, reconhecido no resultado da perda referente a essa desvalorização.
A regra mais conhecida de limitação do custo de ativo é praticada principalmente nos estoques, a de “custo ou valor de mercado, dos dois o menor”. Se os benefícios a serem obtidos pela