Impactos Sociais
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
IMPACTOS SOCIAIS: Transformações no Cenário Social Brasileiro
Cacoal/Rondônia
2013
JOSÉ ALEXANDRE MONTEIRO FILHO
IMPACTOS SOCIAIS: Transformações no Cenário Social Brasileiro
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplina de Sociologia (Prof. Sergio de Goes Barbosa); Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social (Prof. Adarly Rosana Moreira Goes); Ciência Política e Filosofia (Prof. Giane Albiazzetti e Sergio de Goes Barbosa).
Professora Orientadora: Renata Tiemi Yoshinaga
Cacoal/Rondônia
2013
INTRODUÇÃO
Abordaremos neste trabalho as origens históricas da profissão e o contexto histórico, social e político da sociedade brasileira. Nesse contexto nasceu o Serviço Social e desenvolveram-se os primeiros campos de trabalho da nova profissão que tem como a principal demanda o papel domesticador no controle de “situações sociais problemas” e é por isso que a década de 30 e 40 são consideradas décadas tão importantes para o início do “desenvolvimento” dessa carreira.
Nos primórdios da profissão a questão social era vista e tratada como questão moral, e religiosa, inerente à natureza desajustada e/ou patológica dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinha relações profissionais. A partir do Movimento de Reconceituação e, sobretudo, pós 1980, a questão social passa a ser considerada como expressão dos antagonismos e desigualdades da sociedade capitalista brasileira, portanto, sendo vista como “questão política” inerente às condições de vida indignas e desumanas da maioria da população e expressão dos movimentos persistentes desta em resistir, tornar-se cidadã em plenitude e dar novos rumos a essa sociedade.