impactos pch rio paraibuna
1– A hidroeletricidade é uma fonte renovável de energia.
2– Usinas hidrelétricas acarretam aumento da densidade populacional. Uma grande quantidade de trabalhadores chega ao local para participar da sua construção e, depois, para mantê-la em funcionamento. Há necessidade de se criar toda uma infraestrutura incremental para fornecer à nova população residências, escolas, hospitais, telecomunicação, luz elétrica e áreas de lazer. Esses eventos provocam um efeito multiplicador de crescimento da economia local.
3– Usinas hidrelétricas usam novas tecnologias na sua construção e manutenção.
4– A operação dos sistemas elétricos depende de fontes de geração rápidas e flexíveis para atender às demandas de pico, manter os níveis de tensão do sistema e restabelecer prontamente o fornecimento após um blecaute, condições essas atendidas pelas hidrelétricas.
5– Os reservatórios de acumulação oferecem estabilidade e flexibilidade operacional incomparável, já que podem responder imediatamente às flutuações de oferta e demanda de eletricidade.
6– A água dos rios é um recurso doméstico e, ao contrário de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), não está sujeita a flutuações de mercado, o que assegura segurança energética e estabilidade de preços.
7– Os reservatórios das usinas hidrelétricas armazenam água da chuva, que pode ser usada para consumo ou para irrigação. Ao armazenar e reter a água, eles protegem os aquíferos contra o esgotamento e reduzem a vulnerabilidade a inundações e secas.
8– O ciclo de vida da hidroeletricidade produz quantidades muito pequenas de gases do efeito estufa ajudando no combate às mudanças climáticas.
9– As usinas hidrelétricas não produzem poluentes do ar, pelo contrário, melhoram o ar que se respira.
10– Uma usina hidrelétrica possibilita usos múltiplos para o reservatório e, via de regra, cria possibilidade de recreação, turismo e melhora o bem-estar da população.
11– Com um tempo médio de vida útil de