Impactos na Indústria de Petróleo e Gás Natural
Indústria: Upstream,Midstream e Downstream
Impactos na indústria de Petróleo-Etapas: Perfuração de poços, escoamento de produção, desativação, exploração indireta(sísmica e outros métodos) e desenvolvimento de produção.
1° Etapa-Impactos da sísmica marítima (Exploração Indireta) : Possibilidade de interferência em comportamentos biologicamente importantes, como acasalamento, amamentação e desova e Restrição de acesso aos pesqueiros tradicionais da pesca artesanal de baixa mobilidade.
Gestão a partir do licenciamento
Gerenciamento de resíduos e efluentes, Soft start – 20 a 40 minutos, Observação de biota (Shutdown ),Áreas de restrição – períodos sensíveis, Comunicação social, Monitoramento pesqueiro (classe 1) e Compensação pesqueira (classe 1)
Principais questões da perfuração de poços ( 2° etapa)
Descarte de fluido e cascalho (soterramento, toxidez ou toxicidade), restrição à atividade pesqueira (localizada) e Vazamento devido à perda do controle do poço (blowout).
Gestão a partir do licenciamento (Perfuração de Poços)
- Gerenciamento de resíduos,Testes de toxicidade dos fluidos de perfuração,Tratamento do cascalho a ser descartado,Tratamento do fluido a ser descartado,Possível restrição ao descarte,Plano de Gerenciamento de Riscos,Plano de Emergência Individual (PEI) e Comunicação Social.
3° Etapa-Desenvolvimento de Produção
Estruturas “permanentes” (20-30 anos) ,novas perfurações,Verdadeiras refinarias offshore e diversidade de instalações.
Principais questões:Lançamento de dutos,novas perfurações,descarte de água produzida,emissões atmosféricas,alterações na dinâmica socioeconômica e risco acidental,Gestão a partir do licenciamento, Alternativas tecnológicas e locacionais , Gerenciamento de resíduos e efluentes, Tratamento da água produzida , TOG < 29 ppm média mensal e 42 ppm pico , Plano de Emergência Individual,Monitoramento Ambiental e projeto de Educação Ambiental.
4° Etapa-