Impactos Humanos na Atmosfera
Impactos Humanos na
Atmosfera
Emissão de Gases com Efeito de Estufa
experiencia
kiko
Martim
INTRODUÇÃO
Desde a Revolução Industrial do século XVIII que a atmosfera terrestre tem sofrido profundas alterações. No entanto, só por volta da década de oitenta do século passado é que cientistas e industriais começaram a ter consciência dos impactos que essas modificações trazem.
Patricia
EFEITO DE ESTUFA
É um processo físico que ocorre
quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.
O efeito estufa dentro de uma
determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.
GASES DO EFEITO DE ESTUFA
(GEE)
Dióxido de Carbono(49%),
Metano (18%),
Clorofluorcarbonetos - CFC (14%),
Óxido Nitroso (6%),
Outros Gases (13%).
Diana
kiko
CAUSAS
Devido a acções do homem, a concentração dos GEE na atmosfera tem aumentado com o decorrer do tempo, cientistas afirmam que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos.
O enriquecimento da atmosfera em gases vestigiais como o CO2 e os derivados de enxofre e azoto é, essencialmente, provocado por causas antropogénicas como:
Indústria Automóvel
Indústria Agrícola
Indústria Têxtil
Queima de combustíveis fósseis (transportes)
Martim
Provoca
Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se auto-reforçam em realimentação positiva.
CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DO
EFEITO DE ESTUFA
Patricia
Aquecimen to Global
Aumento da frequência dos fenómenos meteorológic os extremos
Branqueame nto de corais
Degelo dos calotes polares
Salinização
das