Impactos Do Petroleo
A energia é fundamental para a maioria das atividades da sociedade moderna. No século XIX os avanços industriais foram muito grandes e a utilização de combustíveis fósseis aumentou. Após a segunda guerra mundial os avanços tecnológicos, industriais e científicos foram muito significativos e a necessidade de combustíveis fez a produção de carvão mineral, petróleo e outras fontes de energia decolarem.
O crescente consumo causou um aumento da poluição, principalmente nos ambientes aquáticos devido aos derramamentos de petróleo, que podem ocorrer a partir de acidentes com navios de transporte e durante a perfuração e exploração de poços.
Dependendo da extensão do derramamento e da distância da costa ao local do acidente, não apenas a fauna marinha pode ser afetada, mas a fauna e flora litorânea, isso sem citar as implicações negativas sobre o turismo, etc.(Farias, 2008, p.48)
Derramamentos de óleo originados por incidentes no transporte marítimo têm demonstrado grande potencial poluidor, sendo responsáveis, anualmente, por cerca de 10% da poluição global dos oceanos.
Os mares e os oceanos são uma fonte abundante de recursos biológicos e naturais, comparáveis ou até mesmo superiores às florestas tropicais. São responsáveis pela constante reciclagem de produtos químicos, nutrientes e água, e ainda uma fonte importantíssima de alimentos e empregos, além de constituírem vias naturais de comunicação, transporte e comércio.
Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre os impactos ambientais gerados pelo vazamento de petróleo durante sua exploração em ambientes marinhos, bem como sua influência na fauna marinha, visto que esse possui um grande efeito poluidor, principalmente nesse tipo de ecossistema.
Considerando o que foi citado, este trabalho visa destacar os impactos decorrentes do derramamento de petróleo no mar e verificar se esse impacto causa alteração do DNA de espécies marinhas e também a morte