Impactos do Aquecimento Global
A velocidade com que o homem vai alterando o clima depende da quantidade de gases de efeito de estufa lançados para a atmosfera. Se continuarmos como temos vindo a fazer, as emissões desses gases continuarão a aumentar, e, com isso, o clima mudará: a temperatura subirá cada vez mais. Os impactos serão então enormes: o nível dos oceanos subirá, as colheitas sofrerão alterações e as florestas, saúde humana e certas espécies poderão ser ameaçadas, assim como muitos tipos de ecossistemas De acordo com várias entidades creditadas nos assuntos, como sejam a NASA ou o painel internacional sobre mudança do clima (IPCC) é necessária uma mudança de atitude, com vista a evitar sérias mudanças ambientais.
O aquecimento global, fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores naturais ou antrópicos, já tem desencadeado vários desastres ambientais. Os impactos do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade.
Uma das consequências mais notáveis é o degelo. As regiões mais afetadas são o Ártico, a Antártida, a Groelândia e várias cordilheiras. Pesquisas apontam que a camada de gelo do Ártico tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de cerca de 15%. A Antártida perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão. A Groelândia também tem sofrido com o aquecimento global, fato preocupante, visto que seu derretimento pode provocar um aumento no nível dos oceanos de até 7 metros.
O derretimento dessas geleiras gera transtornos ambientais e sociais. Esse fenômeno altera a temperatura dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental e atingindo principalmente as espécies marinhas. A elevação do nível dos oceanos obriga que a população residente em áreas costeiras migre para outras localidades – estima-se que pelo menos 200 milhões de pessoas sejam afetados pelo aumento do nível dos oceanos.
Outros impactos do aquecimento global são a