Impactos de um recrutamento
No caso apresentado, a melhor forma de recrutamento seria o interno, pois desta forma minimizaria alguns impactos causados pelo recrutamento externo. Como o exemplo nos traz a empresa foi uma das melhores no quesito gestão de pessoas, desta forma entende-se que empresa tem colaboradores qualificados para preencher a vaga oferecida. Para entendermos os prós e os contras desse recrutamento, trazemos a ideia Lacombe, sugere que a empresa, que têm resultados financeiros muito acima da média dão prioridade ao recrutamento interno e possuem gerentes que conhecem melhor a empresa. Além disso, a experiência tem demonstrado que, na média, as pessoas recrutadas internamente têm mais chance de ficar mais tempo na empresa. (2005, p. 70)
Com a contratação interna a empresa dispõe de diversos benefícios, tais como, aproveitamento dos talentos internos, incentivo da equipe na busca continua de desenvolvimento profissional para crescimento e estabilidade, pois o funcionário se sente motivado a dar o seu melhor para a empresa, que terá reconhecimento do seu trabalho. A empresa contará com um funcionário feliz e satisfeito, que luta pelos ideais da mesma.
Referente aos impactos pode observar que ao recrutar uma pessoa externa, a empresa teria que investir na divulgação da vaga em mídias, na capacitação, com treinamentos sobre a cultura organizacional e as praticas da empresa, isso causaria um investimento desnecessário caso o recrutamento fosse interno. Além disso, a empresa teria que lidar com a desmotivação funcional e a possível rejeição de ideias, ou até mesmo do novo colaborador.
Utilizando o recrutamento interno, a organização estimula os colaboradores a estarem em constante aprimoramento para que quando as vagas forem oferecidas estejam aptos a se candidatarem. Um colaborador interno já conhece o andamento da empresa e pode auxiliar no planejamento estratégico de forma efetiva, pois oferece uma visão diferente da empresa, visto que no