Impactos de Exploração Madeireira
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
LORENE
MATEUS
IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DE MADEIRA ACIMA DE 100 HECTARES
TRABALHO ACADÊMICO
Campo Mourão
2014
LORENE
MATEUS
IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DE MADEIRA ACIMA DE 100 HECTARES
Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de avaliação dos impactos ambientais em Engenharia Ambiental da Universidade tecnológica federal do Paraná Campus Campo Mourão como parte da avaliação referente ao primeiro semestre de 2014.
Orientador: Prof. Cristian Coelho da Silva
Campo Mourão
2014
Desde a publicação da lei nº 6.938/81 que trata sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), fica estabelecida a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) como um dos instrumentos da PNMA. Essa avaliação é utilizada na elaboração de um Estudo de Impactos Ambientais (EIA), bem como seu Relatório de Impactos do Meio Ambiente (RIMA) necessários para obtenção de uma licença ambiental. O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA, 1986) define, direciona e baseia a AIA por meio da resolução 001/86. Nessa resolução também fica definido impacto ambiental como qualquer alteração do meio ambiente causada por ação antrópica que afete a população em suas atividades, a biota, as condições estéticas e sanitárias do ambiente, bem como a qualidade dos recursos naturais.
No estado do Paraná, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), juntamente com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA – PR) (2009) elaboraram matrizes de impacto ambiental que auxiliam a elaboração dos estudos ambientais de empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental.
O IAP descreve a matriz de impacto ambiental como um instrumento que relaciona atividades passíveis de licenciamento ambiental, indicando