impactos da transgenia na agricultura
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA A DISTÂNCIA
______________________________________________________________________
Impactos da transgenia na agricultura e no meio ambiente
São organismos vivos modificados em laboratório. O código genético de uma espécie é alterado pela a introdução de uma ou mais seqüência de genes provenientes de outra espécie. O genoma dos organismos transgênicos contém fragmentos do genoma de bactérias ou vírus em seu DNA. Os genes introduzidos não pertenciam ao genoma original dessa espécie e vão conferir-lhe novas características, fazendo também com que essa espécie possa produzir novas substâncias de interesse.
Nos organismos transgênicos são inseridos materiais genéticos de outros organismos, mediante o emprego de técnicas de engenharia genética. A geração de transgênicos visa obter organismos com características de interesse que o organismo original não apresentava como a resistência a herbicidas ou a produção de toxinas contra pragas das culturas agrícolas.
Os alimentos transgênicos são modificados com o objetivo de melhorar a qualidade do produto. Os alimentos transgênicos têm despertado grande interesse, eles são modificados em laboratórios e centro de pesquisas com intenção de conseguir melhorar a qualidade do produto tanto (animal, vegetal grão e fruta).
Na agricultura, por exemplo, uma técnica muito adotada é a introdução de gene inseticida em plantas. Dessa maneira, as plantas conseguiram produzir resistências a determinadas doenças da lavoura. A resistência a agrotóxico pode levar ao aumento das doses de pesticidas aplicadas nas plantações. As pragas que se alimentam da planta transgênica também podem adquirir resistência as pesticidas.
Os transgênicos são seres vivos que tem o DNA alterado pelo homem para atender interesses específicos como resolver enfermidades e melhorar a