IMPACTOS DA MINERACAO NO MEIO AMBIEMTE

300 palavras 2 páginas
IMPACTOS DA MINERACAO NO MEIO AMBIEMTE
Os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em quatro categorias;
Poluição da água;
Poluição do ar;
Poluição sonora e
Subsidência do terreno
No geral a mineração provoca um conjunto de efeitos não desejados que podem ser denominados de externalidades. Algumas dessas externalidades podem ser; alterações ao meio ambiente, conflitos de uso do solo, depreciação, de imóveis circunvizinhos, geração de áreas degradadas etc.
Substâncias minerais e seus principais problemas ao meio ambiente.
Ferro o seu maior problema é a poluição das aguas superficiais, ouro na sua extracção e utilizado o mercúrio na concentração do ouro de forma inadequada, aumento da turbidez, rejeito rico em arsénio, carvão um dos seus maiores impactos negativos é a contaminação das aguas superficiais e subterrâneas através das drenagens acidas, proveniente de antigos depósitos de rejeitos.
O impacto da mineração em área urbana sobre o meio antrópico reveste-se de especial importância devido ao alto grau de ocupação urbana, que são agravados devido a proximidade entre as áreas mineradas e as habitadas. Como é o caso dos impactos visuais, resultantes dos altos volumes de rochas e solos movimentados e as dimensões da cava ou de frente da lavra.
Consequenciais da mineração no meio ambiente.
O principal e mais característico impacto causado pela actividade minerària é o que se refere à degradação visual da paisagem. Ruídos e vibrações no desmonte do material consolidado é na sua maioria feito com base em explosivos causando por isso ruídos prejudiciais a saúde publica.
Poeiras e gases. As poeiras causadas em trabalhos de perfuração da rocha; nas etapas de beneficiamento e transporte da produção. A poluição de gases através da mineração é pouca significativa, e em geral se restringe à emissão dos motores das máquinas e veículos usados na lavra e beneficiamento do minério.

Relacionados

  • Avaliação de elementos-traço em amostras de sedimento m arinho ao longo do litoral catarinense.
    25940 palavras | 104 páginas
  • Redes
    22501 palavras | 91 páginas