Impactos da Globalização no setor de Comunicação
Conceituar a origem do movimento denominado Globalização, é de tal maneira, controverso, ao passo que, existem diversas teorias para explica-lo. Como por exemplo, de que o período de mercantilização, na qual as trocas de culturas e produtos, e a interação Colônia – Metrópole denominava o período. Ou então, em 1980 quando os governos implantaram o Neoliberalismo, “abrindo as portas” para o capital estrangeiro. E, também, a de que surgiu depois da 2ª Guerra Mundial (1939 – 1945).
Adotaremos, então, a de que a Globalização moderna deu-se com o final da 2ª Guerra Mundial, em que os países contra o totalitarismo adotado por Adolf Hitler e seus adeptos, saíram vitoriosos. A onda de investimentos bélicos e descobertas tecnológicas foram imprescindíveis e marcaram, a então Guerra Fria. Entre as descobertas tecnológicas dadas neste período, estão: internet; micro-ondas; computador; laser; GPS; etc.
Com o advento da Globalização, o mundo se viu partilhando de uma realidade jamais vivida pela sociedade, o estreitamento e aperfeiçoamento das relações interpessoais – e internacionais –, tornando as nações mais dependentes umas das outras. Isso só foi possível, por intermédio das inovações tecnológicas, na qual a principal desencadeante é a Internet.
Pessoas que estavam acostumadas com o fluxo do capital, sendo material, adaptaram-se a outra denominação de fluxo, o imaterial. Em que, empresas abriam filiais em outros países e as gerenciavam a distância, o giro de capital se fazia de modo abstrato, bolsas de valores ao redor do mundo transbordavam investimentos. E assim, tende-se a dizer que a Globalização foi um marco para alavancar o capitalismo. Se o mesmo ainda não se fazia consolidado, aquele foi o propulsor fundamental para fazê-lo.
BRASIL E A GLOBALIZAÇÃO NO SETOR DE COMUNICAÇÃO
Ao analisarmos a história do Brasil, passamos por processos econômicos que nos fizeram chegar ao atual. Podemos dizer então, que o Neoliberalismo, a atual forma de