Impactos da Construção Civil Via Expressa - São Luís - MA
RESUMO
O bairro do Vinhais Velho possui grande importância histórica para São Luís do Maranhão além de ser formado por terras ricas em vegetação, dentre elas o mangue que também é conhecido como berçário natural, pela infinidade de espécies que ali vivem e se reproduzem. Em contrapartida, são apresentados interesses públicos e privados que visam resolver problemas da cidade e de seus moradores. Porém enquanto resolvem-se problemas de um lado, criam-se em outro. Os moradores do Vinhais Velhos insatisfazem-se com a passagem da Via Expressa pelo bairro, tanto pelos motivos históricos e ambientais. O estudo de caso visa mostrar a importância histórica do bairro e identificar os possíveis danos gerados à área, através estudos de obras rodoviárias existentes.
Palavras-chave: Impactos Ambientais, Via Expressa, Vinhais Velho.
1. INTRODUÇÃO
Para que qualquer obra de grande porte seja realizada, são necessárias grandes modificações ao meio que receberá o empreendimento. Diante dessa problemática é necessário um acompanhamento sobre as mudanças ocorridas nos sistemas ambientais associados ao Empreendimento “Via Expressa”. Para tanto, é importante um estudo detalhado das perturbações socioambientais, socioeconômicas e socioculturais em curso.
Devido às ações humanas no meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida, a paisagem e os espaços urbanos sofrem contínua evolução em ritmos distintos, estabelecendo contornos e redefinindo os elementos ambientais herdados da natureza física, ecológica e histórico-social. Interesses políticos e sociais se misturam e nascem a todo o momento dúvidas sobre qual o caminho a se seguir na escolha de alternativas para os problemas do crescimento populacional.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. A VIA EXPRESSA.
A obra da Via Expressa, que ligará a Avenida Carlos Cunha às avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche