Impactos ambientais-queimadas e desertificação
Impactos ambientais são as alterações ou desequilíbrios no meio ambiente que se dão por meio de uma determinada ação ou atividade humana. O meio ambiente tem grande importância na vida dos seres humanos. Dele extraímos os recursos para a nossa sobrevivência, como a água e a comida. Sem falar de sua influência na economia e na política. Devido ao uso abusivo que estamos fazendo dele, várias conseqüências estão aparecendo como desertificação, diminuição da biodiversidade, erosão, inversão térmica, ilha de calor, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, chuvas ácidas, mudanças climáticas, etc.
O trabalho a seguir apresenta com detalhes dois impactos Ambientais: A desertificação e a as queimadas. Que estão presentes em nossa vida cotidiana.
2- Desenvolvimento:
Queimadas
As queimadas são praticadas na preparação do solo para a agricultura, e as secas são as principais causas do alastramento do fogo nas matas do país.
As queimadas prejudicam o solo, pois além de destruir toda a vegetação, o fogo também acaba com nutrientes e com os minúsculos seres (decompositores) que atuam na decomposição dos restos de plantas e animais. Todos os anos, mesmo que Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proíba as queimadas a um aumento no número de incêndios em florestas nativas, reservas indígenas, e parques, esses incêndios propositais alastram-se por campos e matas ressecadas por uma longa estiagem.
São necessárias algumas décadas para recompor o cenário e a prova de que as catástrofes ambientais não podem ficar à mercê de tanta burocracia. Os altos riscos de incêndio se devem a três razões conjugadas. Os efeitos da seca provocada pelo El Ninõ, o aumento da exploração madeireira e as condições do solo. Nas áreas de alto risco de queimadas a ocorrência de água em uma profundidade de até cinco metros de solo é zero.
Desertificação O que é Desertificação? De acordo com a agenda 21, a