Impactos ambientais em Plataforma petroliferas
Tecnólogo em petróleo e gás.
RESUMO
As primeiras referências sobre procura de petróleo no Brasil foram as concessões outorgadas por D. Pedro II, em 1858, para a exploração de carvão, turfa e folhelho betuminoso às margens dos rios Mauá e Acarai, no sul da Bahia. No Reino Unido, A regulamentação do governo Inglês requer das empresas de petróleo a aprovação de um “Safety Case” ou demonstração. Nos UEA O “Mineral Management Services” (Órgão executivo do governo americano), solicitou a todas as companhias de petróleo que implementassem voluntariamente sistemas de gerenciamento de segurança e proteção ambiental, Apesar do crescimento da exploração petrolífera e o controle e a regulamentação do setor junto com o controle do licenciamento ambiental das atividades, existem riscos de acidentes ambientais. O objetivo deste trabalho é fazer uma pesquisa sucinta sobre impactos em implementação de plataformas de petróleo.
Palavra-chave: plataformas, petróleo, ambiente, produção.
1. INTRODUÇÃO
2.
3. A relação do homem com a natureza vem mudando ao longo da história. A utilização dos recursos naturais nos processos produtivos tem aumentado cada vez mais, principalmente, após a Revolução Industrial, pois, com o advento da máquina a vapor a sociedade passou a dilapidar o estoque de recursos naturais intensivamente. Porém, da mesma forma que esses recursos promovem a manutenção e o desenvolvimento de inúmeras sociedades, a exploração inadequada gera externalidades negativas e sinaliza o esgotamento dos mesmos, levando a emergência da problemática da utilização sustentável desses recursos.
4. Hoje no Brasil, cerca de 40% da energia consumida é proveniente do petróleo e seus derivados (Brasil,MME 2007) mostrando a importância desse recurso no país. Dentre outros motivos, essa preferência se explica por seu rendimento calorífico-energético por unidade de volume ser superior ao do carvão mineral e do gás natural, outros combustíveis fósseis largamente