IMPACTOS AMBIENTAIS DO REFINO DE PETRÓLEO
INTRODUÇÃO Atualmente, sabemos da importância que o petróleo tem para nossa população. Utilizamos muito ele no nosso dia a dia, pois há vários produtos derivados desta substância, que já não conseguiríamos viver sem. Mas, a poluição que este vem atingindo, está causando muitos problemas a o nosso planeta.
Na época atual, somos dependentes do petróleo, pois ele é matéria prima para muitos produtos, sejam eles: cosméticos (óleos, perfumes, shampoos), borracha sintética (pneus, tênis), remédios, asfaltos, combustíveis, entre outros. O petróleo em si, tem pouco valor, mas a partir da refinação dele, seus componentes são separados para um melhor aproveitamento. O método utilizado para isso é a destilação fracionada, que acontece nos diferentes níveis de temperatura da ebulição.
Essas refinarias causam grande poluição ao meio ambiente, pois além de consumir muita energia e água, afeta a hidrografia, o ar, solo e, assim, todos os seres do nosso planeta. A maneira para solucionar o problema da poluição não é vedar as refinarias ou diminuir a produção, já que a poluição não é apenas por este motivo, mas encontrar maneiras de que está produção seja mais ecológica, e que não cause tanta contaminação.
CONCLUSÃO
Ao final deste trabalho concluo que o petróleo, é essencial para o mundo que vivemos. Presente nos mais diversos materiais, além de importante combustível, este tem várias outras utilidades. Além de todo seu valor, é preciso cuidado com seus processos de refinarias que vão de encontro com ambientes não compatíveis com suas propriedades (ar, solo, água) podendo causar danos extremos e comprometer várias formas de vida.