IMPACTOS AMBIENTAIS DAS ATIVIDADES DA RGE
A atividade da RGE é a venda de energia elétrica, para isto ela compra energia de empresas geradoras e a leva até os consumidores. Em uma análise superficial esta atividade não parece ter relação com impactos ambientais, no entanto, para que a RGE consiga fazer a energia chegar até aos consumidores existe a geração de alguns impactos ambientais.
Principais Impactos Ambientais das atividades da RGE:
Podas: A poda de árvores é uma prática constante em nossa atividade, pois é necessária para evitar que os galhos entrem em contato com a rede elétrica e causem interrupções no fornecimento de energia elétrica para os consumidores. A RGE realiza trabalhos de poda com os cuidados necessários para que sejam evitados impactos visuais e danos nas árvores.
Corte de árvores: Em áreas rurais, periodicamente são cortadas árvores que crescem sob as redes de distribuição de energia, este trabalho é necessário para que não ocorram interrupções no fornecimento de energia aos consumidores.
O corte de árvores também é realizado quando são construídas novas redes de distribuição ou linhas de transmissão de energia.
Para compensar o impacto ambiental dos cortes, a RGE realiza Campanhas ambientais e trabalhos de replantios de mudas de árvores em locais afastados das redes elétricas.
Veículos: A RGE possui um grande número de veículos, esta frota influi no meio ambiente por liberar partículas na atmosfera, consumir combustível e gerar resíduos devido a sua manutenção. A RGE realiza manutenções programadas em seus veículos, através deste trabalho os veículos causam menor poluição do ar. Além disso, a empresa tem procurado realizar ações para o reaproveitamento e reciclagem de resíduos provenientes de veículos, sendo a recapagem de pneus um exemplo.
Resíduos: Nas redes elétricas e nas atividades administrativas da RGE são