Impactos ambientais causados pelas usinas hidroeletricas
Os impactos causados por uma usina hidroelétrica são irreversíveis. Apesar das usinas hidroelétricas utilizarem um recurso natural renovável e de custo zero que é a água, "não poluem" o ambiente, porém alteram a paisagem ocorrem grandes desmatamentos provocam prejuízos à fauna e à flora, inundam áreas verdes, além do que muitas famílias são deslocadas de suas residências, para darem lugar à construção dessa fonte de energia.
Impactos
- Ambientais
* No Clima
• Temperatura: as médias de temperatura podem apresentar variação na região, principalmente em áreas anteriormente protegidas por vales, ou ambientes protegidos de ventos, que ficarão expostos à margem do novo lago.
• Umidade Relativa: Em regiões de alta umidade atmosférica, a presença do lago não afeta este indicador. Porém, em regiões de clima seco, como em Brasília, o reservatório propicia a evaporação, aumentando a umidade relativa do ar.
• Insolação: A formação de neblinas, devido ao aumento da umidade relativa do ar pela barragem, pode concorrer para reduzir a quantidade de horas de incidência solar nas regiões próximas ao reservatório.
• Ventos: A eliminação dos obstáculos ou rugosidades naturais, substituído por um espelho líquido da barragem, faz com que a velocidade dos ventos aumente e se tornem mais perceptíveis à superfície. Além disso, a alteração no padrão dos ventos pode ser prejudicial no caso das dispersões gasosas de indústrias instaladas nas proximidades da barragem.
• Geologia (sismologia): O aumento da pressão hidrostática, produzido pela ação da água infiltrada, pode diminuir a resistência das rochas, reativar falhas geológicas, quebrar camadas rochosas e alterar a resistência do substrato. Aumento na frequência de abalos sísmicos. Variam de acordo como as peculiaridades geológicas da área, a velocidade de enchimento da represa e o tamanho da coluna de água. Além disso, seus efeitos são sentidos depois