Impactos Ambientais Barragem 3 Gargantas
A gigante barragem de 3 gargantas possui seus lados negativos também e atinge o meio ambiente de formas variadas. Em uma declaração aprovada pelo primeiro-ministro Wen Jiabao da China, o Conselho de Estado disse que a barragem tem problemas geológicos, ecológicos e humanos prementes.
Dentre os impactos ambientais, podemos citar:
Poluição: Deslizamentos de terra, formação de lodo, gerando um alto custo para o governo (custo de 254 bilhões de yuans, cerca de 63 bilhões de reais);
Seca: A presença da barragem coloca em risco lagos “perto” do local;
Equilíbrio ambiental local.
POLUIÇÃO
Quando a barreira de 1,5 milhas foi concluída em 2006, o reservatório começou a ser afetado por algas e poluição que anteriormente teriam sido levados pela água. O peso da água extra também foi responsabilizada pelos tremores, deslizamentos e erosão de encostas, aumentando a poluição.
Este risco de deslizamento também deixa a segurança dos moradores comprometida.
SECA
A grande barragem além de ter sido responsável pela relocação de moradores (próxima parte), foi responsável pela seca do maior lago do país, o lago Poyang. De fato, no local há pouca incidência de chuvas, mas o lago está a 500KM da barragem e está conectado ao rio Yang Tsé o que provocou uma redução na vazão do rio.
O aumento da profundidade do reservatório da Três Gargantas em 2006 provocou uma queda significativa do nível de água no lago Poyang. O mesmo está se repetindo agora.
A China admitiu que a barragem está provocando um impacto negativo nos recursos hídricos da região, mas até agora nada fez para solucionar o problema.
“De acordo com um outro pesquisador, o solo chinês é muito seco e isso torna o rio Yang Tsé vital. O lago Poyang é outro elemento chave e o seu estado atual deve servir como um grande alarde para o futuro.”
EQUILÍBRIO AMBIENTAL LOCAL
O equilíbrio ambiental local foi seriamente afetado. Além da perda de peixes, os pássaros migratórios que antes descansavam e se abasteciam ao